061 – União do Sul

Área da unidade territorial (km²): 4581,910
Bioma: Amazônia
Prefeito 2017: CLAUDIOMIRO JACINTO DE QUEIROZ

Em 1982, a Colonizadora Paralelo 16 lançou projeto de colonização na região onde está assentado o município de União do Sul. Trouxe colonos dos estados do sul.
No dia 18 de julho de 1982, estabeleceram-se na localidade as famílias de Jacondo Bedin, Jorge Zampieron, Ari Altennofen, Aquiles Bedin e Cristiano Zampieron e lançaram as primeiras sementes no lugar. E, em 1984, chegaram José Palhares e Gabriel Simão à região. Tencionavam explorar a mata com o cultivo de seringais. Formou-se, então, um núcleo convergente na região, aparecendo os primeiros comerciantes e agricultores.
O primeiro nome dado ao lugar foi Vila União, povoada por famílias vindas dos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Uma característica marcante do lugar é a união que reina na comunidade. Esta aliança comunitária ficou patente quando foram abertas as estradas da região, pelos moradores do lugar, assim como a primeira escola e a primeira igreja, tudo construído em forma de mutirão, com a força da união da população.
A denominação de União do Sul foi sugerida por Adelmo Ragnini, e ocorreu numa tarde do ano de 1986. Na ocasião, um grupo de moradores postados à sombra de uma árvore tomava cerveja, comia churrasco e discutia a viabilidade da alteração do nome da localidade.
Muitos nomes foram lembrados, inclusive o de Nova Concórdia, numa referência à cidade catarinense de Concórdia, da qual muitos pioneiros se originavam. No entanto, dentre todas as sugestões a escolhida foi União do Sul. Trata-se de referência ao primeiro nome do lugar, Vila União, em homenagem ao espírito agregador da comunidade, e em referência à região de onde veio a maioria dos migrantes, o sul do Brasil.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de União do Sul, pela lei estadual nº 6701, de 21-12-1995, desmembrado dos municípios de Cláudia, Marcelândia e Santa Carmem.

Fontes: IBGE

Cleide M. C. Santana cleide.santana@pmsb.ic.ufmt.br
Cassiano R. Corrêa cassiano.correa@pmsb.ic.ufmt.br
Cristina Marafon cristina.marafon@pmsb.ic.ufmt.br