093 – Santa Cruz do Xingu

 

Download do Plano de Saneamento Básico: PMSB_Santa Cruz do Xingu

Download do Relatório Técnico: RT_Santa Cruz do Xingu

 

População estimada 2015: 2.284 habitantes

População 2010: 1.900 habitantes

Área da unidade territorial (km²): 5.651,748

Densidade demográfica (hab/km²): 0,34

Bioma: Amazônia

Prefeito 2017: MARCOS DE SÁ FERNANDES DA SILVA

O núcleo que deu origem ao atual município foi a Agrovila Santa Cruz do Xingu, fundada por Geraldo de Andrade Carvalho, que dirigia a COREBRASA – Colonizadora e Representações do Brasil S/A.

O colonizador de Santa Cruz do Xingu faleceu em 1988, deixando seu filho, o advogado Geraldo de Andrade Carvalho Jr. à frente do empreendimento, sendo que a tarefa de colonizar a Agrovila foi coroada de êxito. Com a vinda de inúmeras famílias à região, tornou-se necessário um trabalho político com vistas à emancipação da localidade, que estava jurisdicionada ao município de Luciara e posteriormente ao de São José do Xingu.

Em 1998, o presidente da COREBRASA, Dr. Geraldo de Andrade Carvalho Jr., enviou ofício ao deputado José Lacerda ″… objetivando complementar o processo de criação do município de Santa Cruz do Xingu”. Outro fator positivo da empresa colonizadora foi a disposição de ceder imóveis sob forma de locação para a instalação do fórum, delegacia de polícia, câmara e prefeitura municipal.

O município foi criado através da lei estadual nº 7.232, de autoria do deputado Humberto Bosaipo e território desmembrado de São José do Xingu. Quando apresentou o projeto de lei para criação do município, o deputado Bosaipo valeu-se da seguinte justificativa ″… a região do Rio Xingu é considerada sem a menor sombra de dúvida uma das mais promissoras de nosso Estado, com uma riqueza ímpar em extrativismo vegetal, agricultura e criação de gado de corte. O presente projeto de lei é objeto de consenso entre as lideranças políticas e comunitárias do município mãe, sendo que sua aprovação será um grande impulso para o desenvolvimento regional”. Nas eleições de 03 de outubro de 2000, foi eleito como primeiro prefeito da cidade o Sr. Carlos Roberto Rempel.

Fontes: IBGE

Equipe

Contato

Daisy Cristina Santana daisy.santana@pmsb.ic.ufmt.br
Larissa Turini larissa.turini@pmsb.ic.ufmt.br
Gabriel F. de Moraes gabriel.moraes@pmsb.ic.ufmt.br
Vinicius Guim vinicius.guim@pmsb.ic.ufmt.br

Comitê (Coordenação)

Nome

Cargo

Representante do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica – FUNASA
Representante do Governo do Estado de Mato Grosso – Secretaria de Estado das Cidades – SECID
Ivete Carvalho Rempel Secretaria de Saúde
Júlio Flávio PInto Ribeiro Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Rosangela Pinto Figueiredo Secretaria de Educação

Comitê (Executivo)

Nome

Cargo

Paulo Elder Evangélico Vargas Engenheiro Técnico
Hélio Antônio Bezerra Barbosa Coordenador (DAE)
Antônio Nunes dos Santos Diretor do DAE
José Roberto Costa Marino Técnico do DAE
Adriano Wagner Secretário Municipal de Obras

 

Etapas Para Conclusão do Plano

Status

Fase 0 – Inicialização do município

Concluído

Definição do comitê municipal (Produto A do TR) Concluído
Sensibilização(articulação FUNASA/AMM com prefeitura) Concluído
Decreto pela prefeitura Concluído
Plano de mobilização do município (Produto B do TR) Concluído

Fase 1 – Preparação do Município

Concluído

Capacitação do Município Concluído

Fase 2 – Captação de dados

Concluído

Contato com prestadores de serviço de saneamento Concluído
Coleta de dados secundários Concluído
Reunião no município Concluído
Formulário geral do município Concluído
Formulário de manejo de águas pluviais Concluído
Formulário do esgotamento sanitário Concluído
Formulário dos resíduos sólidos Concluído
Formulário do abastecimento de água Concluído
Formulário sócio econômico Concluído
Validação dos dados dos formulários Concluído
Cadastro dos formulários no sistema Concluído
Relatório Técnico Participativo Concluído
Levantamento Rural Concluído
Relatório do diagnóstico técnico participativo (Produto C do TR) Concluído
Validação do diagnóstico com o Comitê municipal Concluído
Validação do diagnóstico com o NICT – FUNASA Concluído
Apresentação para o município Concluído

Fase 3 – Prognóstico do município

Concluído

Relatório da prospectiva e planejamento estratégico (Produto D do TR) Concluído
Definição das ações, programas e projetos (Produto E do TR) Concluído
Plano de execução (Produto F do TR) Concluído
Relatório final do prognóstico Concluído
Validação do prognóstico com o Comitê municipal Concluído
Apresentação para o município Concluído
Validação do prognóstico com o NICT – FUNASA  Concluído

Fase 4 – Consolidação dos produtos e aprovação do plano no município

Concluído

Desenvolvimento da minuta de lei municipal (Produto G do TR) Concluído
Indicadores do plano (Item H do TR) Concluído
Sistema de Informação (Item I do TR) Concluído
Consolidação do PMSB (Item K do TR) Concluído

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