072 – Novo São Joaquim

População 2010: 6.042 habitantes
Área da unidade territorial (km²): 5.035,150
Prefeito 2017: ANTONIO AUGUSTO JORDAO

O território era primitivamente habitado pelo povo indígena Xavante. Os primeiros homens brancos que se aventuraram à região foram o Sr. João David e família, principalmente o Sr. Pedro David e Sr. Manoel Pereira Brito, em 1960, Sr. Damásio Moreira Lima e Sr Paulo Brito, em 1961 e Sr. José Gery David, em 1962.

Durante a década de 60, formou-se um pequeno povoado em um local onde havia uma pequena aldeia indígena, chamado de Gleba Aldeia, onde se encontravam vários moradores, destacando-se Sr. José Nunes da Silva, sua esposa e filhos, principalmente, o Sr. Divino Nunes da Silva, que foi o primeiro professor leigo do povoado e proprietário da única casa de produtos farmacêuticos da localidade.

No ano de 1965, houve uma invasão de terras na região de Cachoeira da Fumaça, dando origem posteriormente ao assentamento da Cachoeira da Fumaça.
A fundação de Novo São Joaquim deu-se com o início do povoado de São Joaquim do Rio Manso, no dia 29 de junho de 1972, onde o Sr. Olímpio José Martins, procedente da cidade de Novo São Joaquim, no Estado de Goiás.

A origem do povoado de São Joaquim do Rio Manso foi escolhido em homenagem ao doador dos lotes, Sr Joaquim Rodrigues Sôto, e pelo fato da empresa de ônibus, que fazia linha da cidade de Barra do Garças para o distrito de Toricueje, que era a vila mais próxima, chamar-se Viação Rio Manso.

Os registros demonstram que a primeira escola para o ensino regular funcionou em 1976, com o nome de Escola Municipal de 1º Grau Machado de Assis, da Prefeitura Municipal de Barra do Garças, tendo como primeiros professores a Sra. Ana Ferreira Martins, Sra. Aparecida de Jesus e Sra. Amélia.

Na década de 80, houve grande desenvolvimento, principalmente, com a criação do distrito de Novo São Joaquim. O distrito de Novo São Joaquim recebeu forte influência de colonização desenvolvida pelo moderno movimento de migração, patrocinado pelos incentivos fiscais do governo federal. E devido à correção do solo do cerrado trouxe várias pessoas de todos os cantos do país, principalmente, dos estados do Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

A resposta do rápido crescimento veio com a criação do município de Novo São Joaquim, que se deu em 13 de Maio de 1986, com a Lei Estadual nº 5.007.

Distrito criado com a denominação de Novo São Joaquim (ex-povoado), pela lei estadual nº 4322, de 29-06-1981, subordinado ao município de Barra do Graças.

Fonte: IBGE

Luciana Nascimento Silva luciana.silva@pmsb.ic.ufmt.br
Rafael Nicodemos Bruzzon rafael.bruzzon@pmsb.ic.ufmt.br
Erick Schmitt Quedi erik.quedi@pmsb.ic.ufmt.br