Estudantes de engenharia vão auxiliar Barra do Bugres no PMSB

Bárbara Rolin, de 26 anos, só tem mais uma tarefa para concluir o curso de Engenharia da UFMT. Ela terá que passar quatro semanas em Barra do Bugres. Na mesma situação está o estudante Viktor Antal que junto com Bárbara pretende viver uma rica experiência profissional, para fechar com “chave de ouro” os cinco anos do curso na engenharia Sanitária. Em Barra do Bugres eles vão auxiliar a cidade a implantar o Plano Municipal de Saneamento Básico do Município.

A ação deles vai exigir um estudo profundo das prioridades do município orientados pelos professores Eliana Rondon coordenadora geral do PMSB e Paulo Modesto Filho, diretor técnico do projeto. “Com certeza será uma experiência muito interessante”, diz Bárbara que já passou por atividade semelhante no município de Acorizal, em 2017. Eles confessam que já têm uma consciência da destinação do lixo doméstico, Bárbara, inclusive faz a coleta em sua casa de Cuiabá e quando vai para sua cidade Poconé, leva consigo o lixo que acumulou, para o aproveitamento da matéria orgânica

Os estudantes que vão colar grau em março, terão que se mudar para Barra do Bugres e dedicar-se em tempo integral ao projeto, em parceria com a Prefeitura Municipal, conforme convênio assinado entre o poder público e a Faculdade de Engenharia. O PMSB de Barra do Bugres foi entregue em maio de 2017 e faz parte de um convênio desenvolvido pela UFMT em parceria com a Funasa, governo do Estado e AMM.

Os planos dotaram municípios com menos de 50 mil habitantes de Mato Grosso  com  um planejamento para atuar nos eixos de Saneamento Básico (universalização da distribuição de água potável, destinação de resíduos sólidos e esgoto sanitário e drenagem de águas pluviais.