Coordenadores do PMSB conversam com Imprensa sobre o fim do projeto

Uma conversa com a imprensa de Cuiabá serviu para os professores da UFMT fazerem o último balanço do PMSB 106, que teve suas última conferência municipal realizada no dia 15 (quinta feira), com a entrega do plano no município de Itaúba. O projeto de elaboração dos Planos de Saneamento Básico Municipais, fruto de convênio com a Funasa, UFMT e Governo do Estado, começou em 2014 e tornou-se um dos mais importantes da UFMT e do Estado de Mato Grosso, dotando 100% dos municípios do Estado com seus Planos de Saneamento Básico, prontos para ações que visam a Saúde.

A falta de Saneamento Básico é responsável por doenças como dengue, zica e chicungunya e distúrbios gasgrointesteinais. Com a aplicação do PMSB os municípios terão um planejamento para ações de curto (4 anos), médio (8 anos) e longo prazo (20 anos) que objetivam a universalização da água potável, a destinação dos resíduos sólidos (lixo), do esgoto sanitário e a drenagem de águas pluviais.

O próximo passo do projeto é a entrega dos PMSBs aos municípios que acontecerá dia 27 de março, em cerimônia solene no Teatro da UFMT.