Baianos vêem conhecer detalhes do PMSB de Mato Grosso

Representantes da Funasa e do Instituto Federal da Bahia estão em Cuiabá para coletar informações sobre os 109 PMSBs (Planos Municipais de Saneamento Básico), realizado por meio de convênio entre a UFMT/Funasa/Governo do estado e encerrado recentemente. Eles visitaram as dependências do projeto onde uma equipe multidisciplinar faz o arremate burocrático das ações e a Fundação Uniselva.

No PMSB eles ouviram engenheiros que participaram do projeto e os diversos segmentos que elaboraram os trabalhos: estudantes, técnicos da economia e da informática e os coordenadores professores Eliana Rondon e Paulo Modesto, da engenharia sanitária. Na Unisselva, participaram de uma reunião com o presidente, Cristiano Macial, a superintendente Sandra Coelho  e o assessor jurídico Carlos Eduardo que serviu para orientar os baianos Bruno Assis e Julio Cesar Borges  (engenheiros da Funasa) e Cléa Queiroz e Marion Cunha (do Instituo Federal da Bahia) que serão responsável pelos projetos de 50 municípios na Bahia. Além deles também participaram os coordenadores do PMSB 106 Eliana Rondon, Paulo Modesto e a chefe do Serviço de Saúde da Funasa e a chefe do Serviço de Saúde da Funasa, a enfermeira Leilane Barbosa.

A presença dos técnicos da Bahia se deu em função do PMSB 106, desenvolvido pela UFMT ter se tornado referência nacional, em todos os sentidos, indo além do aspecto técnico transbordando pelas questões de envolvimento da população com a participação de uma rede de 700 pessoas envolvidas diretamente e mais de 40 mil participantes.  O acompanhamento da Funasa e da Unisselva em todas as etapas e os processos de gestão do projeto também foram destacados na conversa. “Evitamos surpresas desagradáveis, com a Unisselva realizando a festão financeira, garantindo segurança para a realização do projeto”, disse Sandra Coelho.

No período da tarde o administrador do portal do PMSB professor  Elmo Batista de Faria explicitou os detalhes do portal, um verdadeiro banco de dados do projeto.